sábado, 13 de setembro de 2014

O canteiro e as dez florzinhas 9/10

Quando a florzinha número cinco se aproximou do lugar da número nove, demonstrava claramente que estava muito cansada de todo aquele aprendizado que estava fazendo,e pensou:
-Para que a nove não saiba que estou cansada, vou chegar com bastante ânimo e vou aprender da melhor maneira possível, para que todos imaginem que estou bem.
Mas não tinha noção como seria o trabalho na função da número nove,pois nunca se interessou pelas florzinhas de numeração maior do que a dela.Quando iniciou o processo de aprendizado começou a reparar nas florzinhas que iria passar pela função,então percebeu que a número nove andava de um lado para outro no canteiro.
A florzinha número nove a recebeu e logo percebeu que a cinco estava muito cansada e pensou:
-Deixarei a cinco descansar o período da manhã e no período da tarde a ensinarei a função.
Então a número nove disse para a número cinco:
-Sente-se e fique a vontade.
A cinco sentou e ficou aguardando a nove lhe ensinar a rotina da sua função, e passou uma hora, duas horas e amanhã já estava passando e nada, e esperava a nove iniciar seu trabalho para era acompanha-la e nada também, porém, percebeu que a número nove o tempo todo ficava olhando ao redor e de vez em quando usava até uma luneta para ver mais longe.
A número cinco pensou:
-Ela deve ter percebido que estou cansada e não quis me ensinar à função para dizer depois que eu não quis aprender a sua função.
E as horas foram passando e a florzinha número nove continuava a olhar ao redor.
E a florzinha cinco continuava pensando maldades:
-A número nove não quer me ensinar a sua função, pois o período da manhã esta quase terminando, e ela ainda não me falou nada da sua função e começou a ficar inquieta.
E a número nove olhava para a número cinco e pensava:
-Já esta quase terminando o período da manhã e a cinco não conseguiu descansar nada, estava visivelmente agitada, porém teria que passar a função no período da tarde, pois estavam muito desprotegidas.
A função da número nove era vigiar todo o canteiro, ela era treinada para vigiar e eliminar ervas daninhas e insetos predadores por terra e por ar.
A florzinha cinco continuava a pensar maldades, e quando viu que a número nove estava saindo então a seguiu e percebeu que a nove estava indo até o jardineiro pensou:
-A nove certamente vai falar para o jardineiro que eu não quis aprender a função dela, mas vou fazer assim, vou até o jardineiro também, e digo que quero falar com ele, e que a nove pode falar primeiro e quando ela entrar na sala para falar com ele entrarei escondida e ficarei ouvindo e quando ela começar a falar que eu não quis aprender a sua função,vou dizer que ela que não quis me ensinar a sua função e vou brigar com ela.
E aconteceu como a cinco havia planejado,quando a nove entrou na sala para falar com o jardineiro ela entrou escondida,e quando a nove começou a falar com o jardineiro, grande foi a sua surpresa, pois a nove falou para o jardineiro que estava muito preocupada com a cinco e pediu um dia de folga para ela se restabelecer, porque já havia a poupado por toda manhã e percebeu que ela não conseguiu descansar.     
Então a cinco ficou muito triste com sua atitude e já estava indo embora quando o jardineiro á viu, chamou e perguntou:
O que você quer falar comigo?
Ela disse:
-Nada de importante, sei que o senhor esta ocupado falando com a nove.
Ele disse:
-Pode falar a número nove cedeu à vez para que eu falasse com você.
Ela ficou mais triste ainda, e resolveu ir embora.
O jardineiro percebeu que ela estava muito diferente, pois não brigou e não argumentou nada.
Quando a cinco estava saindo pensou:
-Seria muito injusto eu simplesmente ir embora sabendo que a nove estava preocupada comigo, eu pensando tantas coisas ruins e planejando maldades contra ela.
Resolveu voltar e contar todo seu plano para o jardineiro e para a número nove e pediu perdão para eles,e falou para a nove:
-Caso você queira, estou disposta á aprender a sua função e não quero folgar o período da tarde.
Pois havia perdido tempo demais pensando e agindo errado.
A nove foi com ela para lhe ensinar a função.
Depois que aconteceu todas essas coisas o jardineiro vendo as duas florzinhas saindo juntas para o aprendizado da função nove, pensou:

-Hoje a florzinha número cinco aprendeu uma grande lição, pois só perceber que errou e não consertar o erro é uma grande falta de sabedoria, pois só ao conserta-lo que vem o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário