sábado, 29 de março de 2014

O canteiro e as dez florzinhas, 6/10

A florzinha número seis tinha várias qualidades, no período em que recebeu a florzinha número cinco para o aprendizado, três das suas virtudes se destacaram: a hospitalidade, a humildade e a sabedoria.
                A hospitalidade:
                Mesmo sabendo que a florzinha número cinco estava lá somente para manter o acordo que fez com o jardineiro a recebeu bem, e se dedicou muito a ensinar para a número cinco a sua função.
                A humildade:
                Então a florzinha número seis falou:
                -Venha aprender a minha função.
                A florzinha número cinco com desprezo foi, porque achava que a função da seis seria igual à dela, elo de sustentação.
                Chegando lá a número seis falava com a número cinco, que parecia não estar ouvindo,
porém, a seis começou a falar:
                -Minha função é um pouco complicada, mas, você é inteligente aprenderá rápido.
                A cinco pensou:
                -Farei a função dela melhor do que ela, pois certamente, como elo de sustentação deve me copiar o tempo todo.
                A seis falou:
                -A minha função é totalmente diferente da sua.
                A número cinco ficou surpresa e perguntou?
                -A sua função não é de sustentação igual a minha?
                A seis respondeu:
                -Não.
                E perguntou:
                -Você nunca reparou que nossas funções eram diferentes?
                -A cinco respondeu:
                -Não, pois sempre olhei as da minha frente, nunca olhei para trás.
                -A seis falou:
-Vou te mostrar minha rotina no canteiro. Todos os dias observo tudo com atenção, principalmente a número um, para passar as coordenadas para as demais que estão atrás de mim, pois já é estabelecido que ao invés delas seguirem o comando da número um direto elas seguem aos meus.
                -A florzinha número cinco surpresa, perguntou:
                -Você faz a função de número um?
                A seis respondeu:
                -Não, faço a função da numero seis, que é assim:
                -O comando da fila além da minha numeração, mas, diferente do que você pensava, não copio você, e sim os comandos da número um.
A sabedoria:
A número cinco quis logo assumir a função para o aprendizado.
Mas, antes de passar o cargo a número seis falou para a cinco:
-Não esqueça, não é só o comando que você deve observar, e sim tudo, mas, tudo mesmo, e eu ficarei aqui do seu lado, porém, você fica no comando da função.
A florzinha número cinco estava gostando muito daquela função e logo pensou:
-Vou me esforçar para ficar nessa função e vou separar o canteiro em dois grupos, e não vou precisar do comando da primeira, farei meu próprio comando.
Então veio um vento muito forte, a florzinha número cinco tentou ver o comando da primeira, não conseguiu, pois as florzinhas a sua frente pendiam para um lado e para outro, ela sem saber o que fazer, pois além de não ver os comandos da um, ainda as que estavam atrás dela ficavam perguntando o que fazer.
                Então ela se desesperou.
                A número seis falou:
                -Diz o que devemos fazer, pois o vento esta muito forte.
                A cinco disse:
- Não sei o que fazer, não consigo ver o comando da primeira.
                A seis falou:
                -Então tem que partir de você o comando, pois quando não consigo ver o comando da um a decisão do que fazer é comigo, você ocupando a função número seis é que deve dar a ordem.
                A cinco disse:
                -Não vou conseguir.
A seis disse:
-Consegue sim, você observou tudo como te falei?
A cinco disse:
-Sim
A seis disse:
-Então diga o que observou
E disse:
-As florzinhas pendem para um lado e para o outro, e não caem, e nós estamos separadas delas.
A seis disse:
-Então pensa rápido o que falta?
A cinco disse:
-Falta um elo de união e segurança no meio do canteiro.
A seis disse:
-Se você sabe onde esta o problema, então da o comando.
A cinco disse:
-Mas, falta alguém na posição número cinco que é a minha, porque enquanto eu estiver fazendo o aprendizado nas outras numerações não ficará ninguém no meu lugar.
A número seis disse:
-Deixa que faço o elo de união e segurança e você continua no comando.
E quando a seis fez a junção para união do canteiro, todas as florzinhas se seguraram umas nas outras, não precisou de comando, todas ficaram bem seguras até que o vento passou.
Então a número cinco entendeu, que na hora do vendaval ela seria mais útil no seu lugar determinado, pois, já havia passado vários vendavais com o grupo e somente neste que estava fora do seu lugar, não soube o que fazer, para sobreviver ao vento forte.
E percebeu que se o grupo fosse divido em dois, como queria caso permanecesse na função seis, seria dois grupos, porém incompletos, correndo grandes e graves riscos que jamais correriam se continuassem juntos e principalmente com o elo de união e segurança.


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